O Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M., do município de Brejetuba, vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que tem por finalidade a Inspeção e Fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Brejetuba.
São atribuições do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M.:
I - Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;
II - Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;
III - Solicitar laudos de análise de amostras de água de abastecimento e proceder à coleta de amostra de matérias-primas, amostras de ingredientes e produtos para análises fiscais;
IV - Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cessar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos;
V - Realizar ações de combate à clandestinidade;
VI. Realizar outras atividades relacionadas à Inspeção e Fiscalização Sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao S.I.M..
Telefone: (27) 3733-1171
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, de 08 às 11h e 12h às 16h.
Endereço: Casa do Agricultor. Av. José Martinuzzo, 246, Centro. Brejetuba/ES
Documentos
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Legislação
LEI Nº 722, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016.
DECRETO Nº 314, DE 18 DE MAIO DE 2017.
Fiscalização
CHECKLIST - ROTEIRO DE FISCALIZAÇÃO
Solicitação de registro de estabelecimento
Descrição do fluxo: Solicitação para o registro de empreendimentos elaboradores de produtos de origem animal (produção de carnes e derivados, pescado, ovos, mel e laticínios), visando realizar a vistoria do terreno para construção do empreendimento ou de estabelecimento já construído.
Documentos necessários:
Modelos de Documentos:
Construção ou legalização do estabelecimento já construído
Descrição do fluxo: Após a vistoria inicial do terreno ou estabelecimento conforme fluxo 1, será necessário a avaliação pelo Serviço de Inspeção Municipal do fluxo de produção, área e divisão das instalações, materiais de construção e de manipulação de alimentos, fonte de água, ventilação, equipamentos necessários para a atividade produtiva, produtos que se pretende produzir, e outros itens solicitados.
Documentos necessários:
Modelos de Documentos:
MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO E REFORMA
Solicitação de registro de produtos
Descrição do fluxo: Para cada um dos produtos que o estabelecimento pretende elaborar será necessário descrever a composição (ingredientes utilizados), modo de fazer, informações nutricionais, forma de embalagem e de transporte.
Documentos necessários:
Modelos de Documentos:
FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PRODUTO
Análise de água
Descrição do fluxo: Como requisito para registro no Serviço de Inspeção Municipal é necessário a comprovação dos padrões microbiológicos e físico-químicos de potabilidade da água, por meio de análise laboratorial em laboratório credenciado.
Documentos necessários:
Modelos de Documentos:
REQUERIMENTO PARA COLETA DE ÁGUA
Solicitação de vistoria final
Descrição do fluxo: Após a conclusão da obra para construção ou reforma do estabelecimento, será necessário a realização de vistoria final, pelo médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal, a fim de certificação de que o estabelecimento cumpriu o proposto nos documentos de registro, e se está apto para o início das atividades produtivas, com emissão do certificado de registro.
Documentos necessários:
Modelos de Documentos:
REQUERIMENTO DE VISTORIA FINAL
Alterações cadastrais e/ou estruturais
Descrição do fluxo: Documento necessário quando o estabelecimento deseja alterar algum dos documentos já registrados no Serviço de Inspeção Municipal ou alterar a estrutura física.
Documentos necessários:
Modelos de Documentos:
REQUERIMENTO PARA ALTERAÇÕES CADASTRAIS E/OU ESTRUTURAIS
Cancelamento de registro ou suspensão
Descrição do fluxo: Requerimento para encerramento das atividades do estabelecimento por período determinado ou de forma definitiva ou ainda para preenchimento quando o estabelecimento irá parar de produzir determinado produto.
Documentos necessários:
Modelos de Documentos:
REQUERIMENTO PARA SUSPENSÃO/ CANCELAMENTO DE REGISTRO OU PRODUTO
Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e 12:00 às 16:00 horas.
(27) 3733-1200 / 3733-1224 / 3733-1167
Avenida Angelo Uliana, s/n - Bellarmino Ulyana
Brejetuba/ES - CEP: 29630-000