A Controladoria Geral do Município como UCCI - Unidade Central de Controle Interno, é o órgão responsável por assistir e acompanhar os atos de gestão do Poder Executivo.
A UCCI é um órgão central de coordenação com status de Secretaria tendo total independência no exercício de suas atividades. Ela envolve um conjunto de atividades de controle exercidas internamente em toda a sua respectiva estrutura organizacional. A UCCI atua preventivamente em ações de orientação e fiscalização de procedimentos técnicos-administrativos, visando garantir a adequada aplicação dos recursos públicos e sua transparência, por meio de atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.
A UCCI do Poder Executivo Municipal tem sua estrutura fixada pelas Leis Municipais nº 602/2013, 603/2013, 604/2013 e 606/2016., sendo composta por um Controlador Geral, a quem cabe a coordenação e organização da UCCI e de um Auditor Público Interno com conhecimento nas áreas de Contabilidade, Direito e Administração, que é cargo de carreira, de provimento efetivo, a quem cabe atribuições de auditoria objetivando preservar o patrimônio municipal e controlar o comportamento praticado nas operações.