Notícias

Assistência Social. / (29/07/2016)




Formatura do Curso de Informática do CRAS de Brejetuba/ES

É por meio do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. É o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. 

Uma das ações oferecidas pelo CRAS às famílias acompanhadas são os cursos de formação e capacitação, um destes desenvolvido no laboratório de inclusão digital com o curso de informática. O objetivo principal de todas as atividades e serviços oferecidos é dar alternativas emancipatórias para o enfrentamento às vulnerabilidades das famílias e indivíduos.

No dia 28/07/2016 foi realizado nas dependências do CRAS a formatura dos alunos das primeiras turmas de informática do ano de 2016. Que contou com a participação de beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal, Programa Incluir do Governo Estadual, Membros do Benefício Assistencial ao Idoso e à pessoa com Deficiência (BPC/LOAS), Alunos da APAE e famílias referenciadas pela Rede Socioassistencial.